A Assembleia de Freguesia de Loures, reunida no dia 9 de Maio de 2025, aprovou a Prestação de Contas referente ao ano de 2024, com 12 votos a favor e 6 abstenções.
No ano de 2024, confirmaram-se as prioridades da Junta de Freguesia de Loures, com base no compromisso de políticas e ações de participação e proximidade, promovendo a discussão coletiva com os interessados sobre os projetos, ações e investimentos a incidir em cada local.
Em 2024, destacou-se, como momento alto da atividade da Junta de Freguesia, as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, resultado da participação e envolvimento de trabalhadores, população e movimento associativo da Freguesia. Mantivemos ainda a presença constante em iniciativas promovidas no território, apoiando e incentivando a atividade do Movimento Associativo local, e concretizamos diversas edições d´ A Junta Vem Cá! o que permitiu acompanhar mais de perto os problemas e anseios da população, dar resposta aos assuntos no quadro das competências e possibilidades da Junta e encaminhar outros assuntos para outras entidades competentes.
No que diz respeito à área social, a situação das famílias de Loures não melhorou em 2024, o que tornou a atividade nesta área ainda mais exigente. Face à dinâmica e compromisso dos atores sociais da nossa freguesia, efetivou-se a autonomização da Comissão Social da freguesia de Loures, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2025.Também o projeto da Mercearia Social se manteve, permitindo o acesso a alimentos frescos a dezenas de famílias, comprados em estabelecimentos da freguesia. Ainda em 2024, a Junta de Freguesia de Loures voltou a organizar o Passeio Sénior, com a participação de mais de seis centenas de seniores de Loures e o Programa “Junta-te na Onda”, com o envolvimento de cerca de duzentos jovens da Freguesia. O apoio ao Movimento Associativo continuou a ser uma prioridade, concretizada através de protocolos e da aplicação do Regulamento de Apoio ao Movimento Associado.
Destaque para a edição de 2024 da Feira de Loures, um evento alargado envolvendo, a par da área de “Evocação histórica”, a participação de diversos agentes económicos e associativos. Na área cultural, para além dos diversos eventos promovidos por toda a freguesia ao longo do ano, destacou-se a Festa do Livro, no Infantado, com a participação de mais editores e mais público. A proximidade e apoio à economia local foi também uma realidade com a visita a diversas empresas e mantendo a parceria com a AECSCLO. Na área do Ambiente, registar o esforço de qualificação do serviço prestado, com o reforço de meios humanos e dos equipamentos afetos a esta área, designadamente com a aquisição de bicicletas elétricas.
Referir ainda que não foi possível concretizar dois importantes objetivos do mandato, por falta de resposta atempada da Câmara Municipal: a contratação da operação patrimonial que permitirá a construção do novo estaleiro, cujo projeto está concluído há mais de um ano e, no que diz respeito à passagem pedonal Fanqueiro/Infantado, só no final do ano foi possível realizar uma sessão de trabalho sobre a melhor solução para a mesma.
A Junta de Freguesia agradece a todas as entidades, públicas, associativas e privadas, as parceiras imprescindíveis à concretização da atividade local bem como aos trabalhadores pelo empenho demonstrado na execução das tarefas que lhe estão cometidas.
28 de maio de 2025
O Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2025 foram aprovados na 14ª Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia de Loures, reunida no dia 22 de novembro, pelas 21h00 horas, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures.
O Orçamento de 2025 da Junta de Freguesia de Loures destina-se a um período muito exigente para o serviço público prestado pela Autarquia. O aumento da despesa, com particular incidência nos recursos humanos e nos materiais e serviços necessários para a atividade desenvolvida, não tem correspondência no aumento de receita, na medida em que não está prevista a atualização dos valores recebidos no âmbito das competências próprias e dos autos de transferência da Câmara Municipal de Loures. Apesar desta realidade, a Junta de Freguesia manterá os seus objetivos e projetos, e os seus compromissos com os agentes com sede e atividade na freguesia.
Como prioridades para 2025, destacam-se as seguintes.
Continuação das ações de proximidade, nomeadamente “A Junta vem cá!”, procurando, através da discussão dos projetos e ações com os fregueses, garantir que estes correspondem aos objetivos definidos e necessidades detetadas.
Reforço da participação dos interessados na discussão e acompanhamento dos assuntos que lhes dizem respeito, nomeadamente através da manutenção do “Orçamento Participativo”, reforçando a sua divulgação;
Reforço do serviço público de limpeza urbana, corte de ervas e recolha de monos, continuando a garantir a não utilização de produtos proibidos e nocivos ao meio ambiente;
Manutenção do esforço na área social, quer na participação no Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social e na dinamização da Comissão Social da freguesia de Loures, quer na continuação do projeto da “Mercearia Social”, através do qual são apoiadas várias dezenas de famílias;
Realização da Feira de Loures, continuando a promover a sua qualificação e crescimento, dando a conhecer a cultura saloia e dinamizando a economia local;
Continuação da aposta no apoio ao Movimento Associativo da freguesia;
Reforço da oferta cultural da freguesia, através da participação dos agentes locais e organizando eventos em localidades, designadamente a Festa do Livro, no Infantado;
Manutenção da aposta na educação, reforçando as parcerias e apoios aos diversos agentes da comunidade educativa;
Apoio e acompanhamento dos projetos dos agentes económicos da freguesia, contribuindo para a criação de melhores condições para a concretização dos seus objetivos, nomeadamente através da dinamização do Mercado Municipal, com ações de animação e lançamento de procedimento para ocupação de bancas e lojas, atualmente disponíveis;
Concretização dos investimentos previstos, nomeadamente o novo estaleiro da Junta de Freguesia e a contratação, com a Câmara Municipal, da instalação da nova ligação pedonal Fanqueiro/Infantado;
Acompanhamento, junto da CML, da concretização de importantes investimentos públicos, nomeadamente a Ponte de Palhais, a requalificação da EM 629 (A dos Calvos/Vale Nogueira), a ligação Torre dos Trotes/Murteira, a construção do Estádio Municipal, no Infantado, e a construção do Metro Ligeiro de Superfície;
Valorização dos trabalhadores da Junta de Freguesia, quer na melhoria das condições de trabalho, quer apostando na sua qualificação e disponibilização de equipamentos e fardamento adequados às suas funções.
A Junta de Freguesia continuará, portanto, a sua aposta na prestação de um Serviço Público de Qualidade, valorizando a Proximidade, o Investimento local e as condições de trabalho dos trabalhadores desta Autarquia, condições essenciais para elevar a Qualidade de Vida na Freguesia de Loures.
Para mais detalhes pode ser consultado o documento aqui
13 de dezembro de 2024
Ver mais Ver vídeo